}

Até e Até a


Quando liga dois termos oracionais, "até" classifica-se como preposição, como em (1) “Correu até o poste”. Nessa condição, pode ser usada sozinha, como nesse exemplo, ou acompanhada da preposição "a". Assim, (2) "Vou até o boteco/Vou até ao boteco" e (3) "Caminharei até a praça/Caminharei até à praça".
Na hipótese de usar-se a locução “até a”, cuide-se para verificar se o nome que a segue é feminino e se está sendo usado com o artigo “a”. Neste caso, haverá crase, como acabamos de ver em (3). As coisas ocorrem assim: “Vou até a + a praça ® Vou até àpraça”. Da mesma forma, (4) “Chegamos até à vila de São João” e (5) “Caminhamos até às ruínas de Tiahuanaco”.
“Até” pode-se classificar também como advérbio e dessa maneira equivale a “ainda”, “mesmo”: (6) “Podemos até vender a chácara”. Note que esse emprego é expletivo: se retiramos a palavra assinalada, o sentido básico da oração não se altera, mas ela perde algo de sua força expressiva: (7): “Podemos vender a chácara”.

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Até e Até a "

Postar um comentário

Depoimento Pessoal Sobre o ENEM

O mundo da mídia e a tecnológia; as pessoas acham é que tudo por acaso, porém somos manipulado por rádios e tv quem é o mundo da mídia ou virtual,tipo internet e outros meios, o lucro obtido por cada anuncio em jornal quanto custa? É uma nota preta; bom e fica minha conclusão sobre o vazamento do ENEM deste ano 1010 e do ano passado, É simplesmente o fato da publicidade em alta, o foco de noticias na mídia de tv raio e jornal.


Josuel Batista (Clark) Desenhista e Editor de Blog’s

Depoimentos de alunos do 3 Ano escola Frei Caneca

Pelo segunda vez consecutivo, o ENEM mostra sua fragilidade primeiro, vazamento da prova, quem trouxe muito aperreio para os estudantes; agora, não foi simplesmente a prova, que poderia ser reelaborada outra , mas sim os dados dos alunos. Qual será a desculpa que vão inventar agora.

Aluno (a): Érika Lays, 17 anos, 3 Ano A



O ENEM antigamente era apenas um exame nacional do Ensino Médio, ninguém dava valor, e não tinha fraude nem e nem vazamentos; Agora que esse exame influencia nas notas para a entrada nas universidades, acontece fraude, vazamento e entre outras situações.

Nathaly Siva, 16 anos, 3 Ano A


O vazamento do gabarito da prova, a disponibilidade de dados dos alunos que já fizeram a prova há 3 anos.


Precisa-se de mais o que pra provar a fragilidade do ENEM


Não há desculpa para aquele acontecimento, com o avanço da tecnologia existe sim meios evitar esse tipo de problema.


Gisele da Silva 16 Anos, 3 Ano A


E a pergunta fica como informações tão importantes ficam expostas desse jeito; será que são importantes para autoridades ou só para o povo...


André Luiz, 17 Anos,3 Ano A


Publicação Dicas do professor.


Depoimentos reais de alunos.


Powered by Blogger