}

Esta e está


Atualmente, esse par vem suscitando muitas dúvidas entre as pessoas, estudantes, inclusive. Vamos esclarecer o sentido de um e de outro:
Esta é pronome demonstrativo feminino (pronome substantivo ou adjetivo, conforme o contexto) e serve para designar algo no espaço ou no texto. Assim, temos: “Esta cadeira está quebrada”, “Esta última não existe no Brasil” (num texto, depois de enumeração de vários nomes de frutas, por exemplo) e “Sua mesa é esta”. Repare que não há qualquer acento gráfico em “esta”. Ela é paroxítona, isto é, o acento tônico recai na penúltima sílaba e o “e” é aberto; (és-ta).
Está é flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo e na segunda pessoa do imperativo afirmativo. Como esta possibilidade é de ocorrência rara, vamo-nos ater à flexão do indicativo, como em “Paulo está melhor de saúde agora”, “Quem está aí?” e “Carlos está viajando pela Europa”. Portanto, está é forma verbal, que indica estado. Note que nessa palavra há o acento gráfico no “á”, o que mostra ser ela oxítona, ou seja, a maior força da emissão de voz recai na última sílaba (es-).
Então, não nos esqueçamos: esta se refere a alguma coisa: pessoa, objeto, idéia, trecho de texto: “esta menina”, “esta panela”, “esta proposta”. Está é forma verbal e pode ter sujeito (Norma está bordando) ou não (Está frio lá fora).

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Esta e está "

Postar um comentário

Depoimento Pessoal Sobre o ENEM

O mundo da mídia e a tecnológia; as pessoas acham é que tudo por acaso, porém somos manipulado por rádios e tv quem é o mundo da mídia ou virtual,tipo internet e outros meios, o lucro obtido por cada anuncio em jornal quanto custa? É uma nota preta; bom e fica minha conclusão sobre o vazamento do ENEM deste ano 1010 e do ano passado, É simplesmente o fato da publicidade em alta, o foco de noticias na mídia de tv raio e jornal.


Josuel Batista (Clark) Desenhista e Editor de Blog’s

Depoimentos de alunos do 3 Ano escola Frei Caneca

Pelo segunda vez consecutivo, o ENEM mostra sua fragilidade primeiro, vazamento da prova, quem trouxe muito aperreio para os estudantes; agora, não foi simplesmente a prova, que poderia ser reelaborada outra , mas sim os dados dos alunos. Qual será a desculpa que vão inventar agora.

Aluno (a): Érika Lays, 17 anos, 3 Ano A



O ENEM antigamente era apenas um exame nacional do Ensino Médio, ninguém dava valor, e não tinha fraude nem e nem vazamentos; Agora que esse exame influencia nas notas para a entrada nas universidades, acontece fraude, vazamento e entre outras situações.

Nathaly Siva, 16 anos, 3 Ano A


O vazamento do gabarito da prova, a disponibilidade de dados dos alunos que já fizeram a prova há 3 anos.


Precisa-se de mais o que pra provar a fragilidade do ENEM


Não há desculpa para aquele acontecimento, com o avanço da tecnologia existe sim meios evitar esse tipo de problema.


Gisele da Silva 16 Anos, 3 Ano A


E a pergunta fica como informações tão importantes ficam expostas desse jeito; será que são importantes para autoridades ou só para o povo...


André Luiz, 17 Anos,3 Ano A


Publicação Dicas do professor.


Depoimentos reais de alunos.


Powered by Blogger