}

Dígrafo

Vez por outra, deparamos com esse termo da Gramática, que expressa fenômeno lingüístico interessante em português. Mas afinal, o que é dígrafo?

Dígrafo - do grego di, dois, e grafo, escrever - é dupla de letras que representa um só fonema, como "an" (em santo), que representa o fonema /ã/; "ss" (em passo), que representa /s/; "nh" (em pinho), que representa /ñ/; e outros. Portanto, nos dígrafos, as letras não formam encontro consonantal, já que não são pronunciadas as duas consoantes, pois se trata de um único fonema. Na verdade, a existência dos dígrafos revela deficiência do nosso alfabeto, pois o ideal seria que cada fonema fosse representado por uma única letra. Os dígrafos no português brasileiro são os seguintes:
dígrafofonema representado palavra-exemplo
am/ã/ambos
an/ã/antigo
ch/š/chuva
em//sempre
en//entrada
gu/g/guelra, guia (neste caso, usa-se "gu" somente antes de "e" e "i" e o "u" não é pronunciado.)
ha/a/
he/e/hemisfério
he, hé/hera, lice
hi/i/hipismo
ho/o/hoje
ho, hó//homem, spede
hu/u/humano
im/ĩ/impedir
in/ĩ/indicador
lh/l /galho
nh/ñ/ninho
om/õ/ ombro
on/õ/onde
qu/k/queijo, quilo (neste caso, usa-se "qu" somente antes de "e" e "i" e o "u" não é pronunciado.)
rr/terra
sc/s/nascer
/s/creo
ss/s/esse
um/ű/umbigo
un/ű/mundo
xc/s/exceção
xs/s/exsurgir

Observe ainda que:
1.Quando as duas letras são pronunciadas, não se trata de dígrafo: quase, freente, eidade, liniça, escada, exclamação,etc. O trema é colocado sobre o "u" exatamente para indicar que ele deve ser pronunciado.
2.No final de palavras como cantam, armazém e correm, "am" e "em" não são dígrafos, pois representam os ditongos nasais /ãw/ e /y/, respectivamente, ou seja, dois fonemas.
3.Na divisão silábica, apenas seis desses dígrafos são separáveis na escrita: rr, ss, sc, sç, xc, xs. Assim, temos: car-ro, pas-so, des-ci-da, des-ça, ex-ce-to, ex-su-da-çao.

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Dígrafo "

Postar um comentário

Depoimento Pessoal Sobre o ENEM

O mundo da mídia e a tecnológia; as pessoas acham é que tudo por acaso, porém somos manipulado por rádios e tv quem é o mundo da mídia ou virtual,tipo internet e outros meios, o lucro obtido por cada anuncio em jornal quanto custa? É uma nota preta; bom e fica minha conclusão sobre o vazamento do ENEM deste ano 1010 e do ano passado, É simplesmente o fato da publicidade em alta, o foco de noticias na mídia de tv raio e jornal.


Josuel Batista (Clark) Desenhista e Editor de Blog’s

Depoimentos de alunos do 3 Ano escola Frei Caneca

Pelo segunda vez consecutivo, o ENEM mostra sua fragilidade primeiro, vazamento da prova, quem trouxe muito aperreio para os estudantes; agora, não foi simplesmente a prova, que poderia ser reelaborada outra , mas sim os dados dos alunos. Qual será a desculpa que vão inventar agora.

Aluno (a): Érika Lays, 17 anos, 3 Ano A



O ENEM antigamente era apenas um exame nacional do Ensino Médio, ninguém dava valor, e não tinha fraude nem e nem vazamentos; Agora que esse exame influencia nas notas para a entrada nas universidades, acontece fraude, vazamento e entre outras situações.

Nathaly Siva, 16 anos, 3 Ano A


O vazamento do gabarito da prova, a disponibilidade de dados dos alunos que já fizeram a prova há 3 anos.


Precisa-se de mais o que pra provar a fragilidade do ENEM


Não há desculpa para aquele acontecimento, com o avanço da tecnologia existe sim meios evitar esse tipo de problema.


Gisele da Silva 16 Anos, 3 Ano A


E a pergunta fica como informações tão importantes ficam expostas desse jeito; será que são importantes para autoridades ou só para o povo...


André Luiz, 17 Anos,3 Ano A


Publicação Dicas do professor.


Depoimentos reais de alunos.


Powered by Blogger