}

Aprenda a Ler

Aprendendo a ler

À atividade de atribuir significados podemos dar o nome de leitura. Isso acontece usando-se os 5 sentidos. É o que chamamos leitura de mundo. Não podemos esquecer que esta atividade depende da vivência de cada leitor. E isso independe de ser alfabetizado ou não.

Aprendendo a ler um texto escrito

Os textos que usam palavras são chamados de verbais e podem ser de ficção ou não ficção. É claro que da mesma forma que existem diferentes tipos de textos também existem diferentes tipos de leituras destes textos: leitura por prazer e leitura crítica.

Leitura por prazer

É a leitura subjetiva, que nos empolga, liberando emoções e dando asas à nossa fantasia. Neste tipo de leitura, único critério de avaliação usado é o da preferência: gostamos ou não de um texto.

Leitura crítica

Este tipo de leitura exige uma compreensão mais abrangente do texto e mobiliza além do sentimento, as capacidades racionais do leitor, como por exemplo, a capacidade de analisar o texto, separar suas partes, estabelecer relações entre elas e outros textos e sintetizar as idéias do autor. A denotação é primeiro nível de leitura critica de um texto. Visa à compreensão do sentido superficial do texto (vocabulário dados sobre o autor e finalidade do texto, elementos citados no texto, idéia central, análise do desenvolvimento do raciocínio do autor); A interpretação é o segundo nível: Nele se procura os significados não explícitos, escondidos, ou seja, os significados conotativos ou figurados. A analise critica é o terceiro nível desta leitura. É nessa etapa que surge o entendimento da proposta do texto ( visão do autor, coerência, originalidade). O quarto e último nível da leitura critica é a problematização. Nesse nível nos distanciamos do texto e pensamos em assuntos ou problemas que, embora levantados a partir de sua leitura cuidadosa, vão além dele. É isto que nos permite chegar à leitura critica da nossa realidade.


You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Aprenda a Ler"

Postar um comentário

Depoimento Pessoal Sobre o ENEM

O mundo da mídia e a tecnológia; as pessoas acham é que tudo por acaso, porém somos manipulado por rádios e tv quem é o mundo da mídia ou virtual,tipo internet e outros meios, o lucro obtido por cada anuncio em jornal quanto custa? É uma nota preta; bom e fica minha conclusão sobre o vazamento do ENEM deste ano 1010 e do ano passado, É simplesmente o fato da publicidade em alta, o foco de noticias na mídia de tv raio e jornal.


Josuel Batista (Clark) Desenhista e Editor de Blog’s

Depoimentos de alunos do 3 Ano escola Frei Caneca

Pelo segunda vez consecutivo, o ENEM mostra sua fragilidade primeiro, vazamento da prova, quem trouxe muito aperreio para os estudantes; agora, não foi simplesmente a prova, que poderia ser reelaborada outra , mas sim os dados dos alunos. Qual será a desculpa que vão inventar agora.

Aluno (a): Érika Lays, 17 anos, 3 Ano A



O ENEM antigamente era apenas um exame nacional do Ensino Médio, ninguém dava valor, e não tinha fraude nem e nem vazamentos; Agora que esse exame influencia nas notas para a entrada nas universidades, acontece fraude, vazamento e entre outras situações.

Nathaly Siva, 16 anos, 3 Ano A


O vazamento do gabarito da prova, a disponibilidade de dados dos alunos que já fizeram a prova há 3 anos.


Precisa-se de mais o que pra provar a fragilidade do ENEM


Não há desculpa para aquele acontecimento, com o avanço da tecnologia existe sim meios evitar esse tipo de problema.


Gisele da Silva 16 Anos, 3 Ano A


E a pergunta fica como informações tão importantes ficam expostas desse jeito; será que são importantes para autoridades ou só para o povo...


André Luiz, 17 Anos,3 Ano A


Publicação Dicas do professor.


Depoimentos reais de alunos.


Powered by Blogger